NORMAS GERAIS 2017

Grândola Aventura 2017

Xº Desafio Turístico Internacional de Navegação e Fotografia

NORMAS GERAIS


CARACTERÍSTICAS DO ENCONTRO

O «Grândola Aventura» é um Desafio de animação turística, aventura, navegação, GPS e fotografia de participação voluntária, que decorre de 06 a 08 de Outubro 2017 no concelho de Grândola e limítrofes.

O desafio terá duas jornadas sendo a primeira no dia 7 e a segunda no dia 8 de Outubro 2017.
Os participantes serão constituídos em equipas que terão uma composição base de 4 elementos e 2 veículos ou 2 elementos e 1 veículo (podem levar outros ocupantes até à lotação máxima do veículo); A equipa terá ainda de ser portador de câmara fotográfica com 2 cartões de memoria e respectivo adaptador, que permita descarregar as fotos rápidamente para qualquer PC.
As equipas serão aceites em conformidade com as várias normas oportunamente divulgadas quer em http://grandolaaventura.blogspot.pt/ ou em “Newsletter Aventura 4x4” e depois de a Comissão Organizadora receber os formulários de adesão totalmente preenchidos assim como toda a documentação solicitada.
Qualquer candidatura individual poderá ser recusada ou revogada pela Comissão Organizadora sem necessidade de justificação.
Os participantes assinarão uma declaração de Termo de Responsabilidade que lhe será apresentada no momento das verificações administrativas.
O objetivo primário do Desafio é encontrar e fotografar, conforme o Roab-Book fotográfico,  pontos de interesse paisagístico, turístico, florestal ou outro, que serão encontrados através de coordenadas geográficas ou outro método de navegação.
A Comissão Organizadora facultará 1 conjunto de folhas da Carta Militar do IGEOE (Cartografia Oficial), 1 Road-book fotográfico e 1 Dossier de Participante, por veículo.

Veículos
Serão admitidos veículos de características TT, ligeiros, (4x4, Suvs, Crossover, etc.) aptos a circular legalmente na via pública. Cada veículo deve ainda transportar um Extintor de Incêndios apto a funcionar, um estojo de Primeiros Socorros e toda a carga transportada no veículo deve estar devidamente acondicionada e fixada. 

WP / Navegação/ Carta Militar
A cartografia oficial é a Carta Militar do IGeoE, da qual a C.O. entregará 1 conjunto por veículo das Folhas onde decorre o Desafio.
Os WP serão entregues às equipas no formato UTM / UPS e no «Datum» WGS 84.
Pode haver também WPs de navegação específica à carta militar, WPs a encontrar através de azimutes e/ou WPs entrecruzados. Podem existir estrategicamente, alguns WP em zonas contíguas às folhas que serão facultadas às equipas.

GPS
A equipa deverá ser portadora de GPS de qualquer marca ou modelo ou outros equipamentos de navegação ou que possam ser auxiliares desta.

Car-Tracker
A equipa fica fiel depositária do equipamento “personal tracker” durante os dias do desafio. O “car- tracker” será entregue á equipa no secretariado, e é da responsabilidade da mesma a garantia que a bateria esteja carregada, que o equipamento se mantenha fixado no tablier da viatura e em modo ligado durante o evento. A devolução do PT será no final da segunda jornada.

N.E.J. (Normas Específicas de Jornada)
Antes da partida para as jornadas, cada viatura receberá as «Normas Especificas da Jornada» que contarão a informação necessária para cumprimento do objetivo final, as interdições e cuidados a ter, assim como as respetivas consequências por violar as normas.

Road-book
Antes da partida para as jornadas cada viatura receberá um «Road-book» que contará com as fotografias dos «waypoints», as suas coordenadas e/ou informação necessária para facilitar o cumprimento do objectivo.
Qualquer indicação especial que conste no «Road-book» prevalecerá sobre as Normas Gerais.

 C.F. (Controlo de foto)
Em cada uma das jornadas haverá um Controlo de Foto, em que os participantes (todos os elementos da equipa) devem ser fotografados apeados, (excetuando o fotógrafo) e no enquadramento apresentado na foto do Road-Book, exceto se houver outra indicação no RB.

F.T. (Foto turística)
Em cada uma das jornadas a equipa deverá apresentar uma Foto Turística de tema livre, com ou sem os elementos da equipa. 
Esta foto deve ser de características turísticas e/ou etnográficas: paisagens, costumes, monumentos, etc… A C.O. pode invalidar uma foto se a mesma não tiver enquadramento no conceito de Foto Turística.

Estética das fotos
As fotos devem reproduzir a foto do Road-Book no seu enquadramento. Um veiculo terá que ficar na mesma posição que a do veículo do Road-Book fotográfico. Os elementos terão que ficar bem visíveis. A visibilidade parcial ou indefinida de qualquer elemento leva, naturalmente, à anulação da foto.

Waiypoints
Os waiypoints serão entegues ás equipas em PENs, que serão fornecidas pela organização. Os wp que fazem parte das estratégias bonificadas podem não constar desta lista de coordenadas e terem de ser introduzidas á mão e/ou encontradas com recurso a navegação á carta pura. 

Eco-Waiypoints
Os Eco-Waypoints são WPs a serem fotografados sem veículos e podem ainda ter algum tipo de bonificação especial conforme será mencionada nas N.E.J.

Quadro de anúncios
No Secretariado existirá um Quadro de Anúncios no qual serão afixadas todas as informações adicionais necessárias.
Qualquer informação adicional afixada, passa a considerar-se como sendo do conhecimento de todos os participantes, pelo que todas as equipas ficam avisadas que devem consultar este quadro antes do início de cada Jornada.
Cada uma das informações terá uma nota com a respectiva hora de afixação; sempre que haja contradição com as anteriores, prevalece sempre a mais recente.
As informações afixadas após o «briefing» prevalecerão sobre as fornecidas no mesmo.
No início de cada jornada serão entregues às equipas, junto com a Carta de Controlo, as NEJ (normas especificas de etapa) com os objetivos e a estratégia de jornada e outras informações adicionais.
Informações de última hora após a partida para a jornada, de carácter urgente, podem ser enviadas via SMS para o telefone de contacto (porta-voz da equipa) que deverá estar sempre ligado.

Circulação
As equipas participantes, nas suas deslocações, deverão respeitar a cada momento as regras de circulação vigentes em Portugal.
É proibido circular com o veículo por campos cultivados, a corta-mato, ou violar qualquer outra norma do Código de Conduta e Boas Práticas Ambientais do ICNF sob pena de exclusão do encontro.

Os limites de velocidade durante as jornadas ficam estabelecidos da seguinte maneira:

·         Limites em Geral: durante as Jornadas os limites decorrentes da legislação em vigor para circulação na via Pública.
·         Limites Estratégicos: durante as Jornadas em Caminhos e Trilhos (não asfaltados) > 60 km/h
Em qualquer das circunstancias, a equipa deve circular à velocidade que possa garantir a segurança de pessoas, animais e bens.
É expressamente proibido entrar dentro de propriedades que contenham uma placa a informar: «Propriedade Privada» ou «Acesso Reservado» ou que sejam manifestamente o acesso a casas ou montes.
É expressamente proibido entrar dentro de cercas eléctricas desde que as mesmas se encontrem fechadas.
A passagem de porteiras ou portões existentes em áreas vedadas por aramadas deverá ser feita nos locais apropriados e deixando-as sempre como foram encontradas: se estiverem fechadas devem ser novamente fechadas após a passagem.
Deixar qualquer tipo de lixo ou desperdício no percurso ou nos «waypoints» terá como consequência a exclusão da jornada.

Nomenclatura
Nos documentos relativos ao encontro podem haver algumas abreviaturas que devem ter a seguinte leitura:
WP [Waypoint], FT [foto], CHP [Controlo de Horário de Partida], CHC [Controlo de Horário de Chegada], CF [Controlo de Foto] CS [Controlo de Segurança], CB [Controlo Bonificado], NEJ [Normas Especificas da Jornada], ZI [Zona Interdita].
Os números “1” e “2” nos WP e nos «Road-book» fotográficos reportam-se ao número da jornada.

Aspectos não contemplados
O Desafio Grândola Aventura encerra um espírito de aventura com muitos aspectos de perfeita imprevisibilidade. Os eventuais imprevistos e a sua resolução, são da inteira responsabilidade das equipas e fazem parte integrante das características do encontro.
Para qualquer aspecto não contemplado nestas Normas Gerais, os participantes submeter-se-ão às decisões da Comissão Organizadora.

Validade das normas gerais
Estas normas gerais serão complementadas pelas informações divulgadas Online em http://grandolaaventura.blogspot.pt, Anexos, Normas Especificas de Jornada e pelos aditamentos que se mostrem necessários.


Grândola Aventura, 01 de Agosto de 2017


                                                                   Mas que Grândola Aventura!





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